Libra
Características gerais
Signo: Libra
Elemento: Ar
Planeta regente: Vênus
Planeta exaltado: Saturno
Planeta em exílio: Marte
Planeta em queda: Plutão
Orixás protetores: Oxum, Xangô, Oxalá
Apóstolo: João
Signo oposto complementar: Áries
Signo oposto simbólico: Caranguejo
Dia da semana: sexta-feira Números: 7, 16, 25, 34, 43, 52, 61, 70
Principal Característica: a busca da harmonia e beleza nos relacionamentos
Qualidade: diplomacia, elegância, simpatia, bom senso
Defeito: hesitação, necessidade de agradar, dificuldade com conflitos
Dia da semana: Terça-feira
"A ti Libra, dou a missão de servir, para que o homem esteja ciente dos seus deveres para com os outros; para que ele possa aprender a cooperação, assim como a habilidade de refletir o outro lado de suas ações. Hei de te levar onde quer que haja discórdia, e por teus esforços te concederei o Dom do Amor. E Libra voltou ao seu lugar." (Original de Martin Schulman. Karmic Astrology, 1977)
O signo de Libra é o portal e substância através do qual é possível comunicar, trocar e se relacionar com outra pessoa ou coisa com equilíbrio, justiça e arte.
Em Caranguejo vivem-se os relacionamentos familiares, que não se escolhem. Em Libra se escolhe com quem se vai relacionar. A diferença com os outros signos de Ar, é o exercício apurado da escolha. Libra é um signo de modalidade cardinal, portanto um signo que decide, toma iniciativa e determina.
O signo de Libra é regido por Vênus e nele Saturno está exaltado. Vênus oferece ao libriano arte, beleza e equilíbrio. Saturno, senso de responsabilidade, estabilidade, perseverança e valorização da tradição.
Libra é um signo do elemento Ar, associado ao plano mental. Isto propicia ao libriano, inteligência, capacidade de expressão, comunicação e relacionamento. Mas pode dar também um ar de frio e calculista. O libriano privilegia a qualidade e estética do relacionamento, mais que o afeto. O afeto vem em segundo lugar especialmente como troféu da conquista da beleza e harmonia no relacionamento.
Libra é da modalidade Cardinal, o que propicia ao libriano iniciativa, decisão, liderança, e a vontade de ficar belo e disposto a contracenar e a realizar o que se propõe.
Libra é da segunda dimensão, o canal mental que permite o relacionamento e a comunicação com o outro. A união da qualidade cardinal e a condição de ser canal da segunda dimensão faz o libriano incluir nas suas decisões a opinião do outro. Ele considerará o outro, mas no fim decide segundo pensa. Este é uma particularidade que quando bem entendida permite reavaliar a aparente vacilação e dúvida do libriano, na verdade uma possibilidade mais ampla de se ver a si mesmo, incluindo como pessoal, os relacionamentos. É comum associar o signo de Libra com a indecisão e a dúvida. Na minha opinião, isso é uma interpretação equivocada do intuito do libriano incluir ao outro na decisão. O libriano tem por missão celestial a construção equilibrada, bela e justa da relação, assim ele por instinto fará questão de ter em conta a opinião e o ponto de vista do outro. Então, não é que o libriano duvide, seja indeciso ou não saiba o que quer, é que ele valoriza a relação, e assim constrói o seu desejo, tendo em conta o desejo do outro. Não é que ele duvide ou seja indeciso, mas que faz questão de saber o que o outro, com quem se relaciona, quer e deseja, para decidir juntos o melhor para ambos e para todos.
Libra ou balança estão associados ao ato de medir, dividir, pesar, a busca do justo, do exato, do correto.
A constelação de Libra foi a última a ser definida. Foi criada da calda da constelação de Escorpião. É o único signo que é representado por um objeto: a balança.
ELIANE DIEHL
consultoria em astrologia e feng shui