Significado da palavra signo
signo (Do lat. signu-, «sinal») Lingüística: sinal próprio da linguagem verbal; unidade linguística que tem significante e significado; palavra; aquilo que representa algo distinto de si próprio; símbolo; sinal; maneira; processo; sob a influência de;
signo Lingüístico:
Na concepção da lingüística estruturalista, o signo linguístico é uma entidade psíquica indivisível, composta por dois elementos: o significado ou conceito e o significante ou a forma lingüística na sua realização fonética ou gráfica. O signo lingüístico é arbitrário porque não pretende assemelhar-se ao seu referente. Diversas línguas atribuem diversos significantes a um significado idêntico. As onomatopeias e as exclamações são consideradas o único vestígio do signo motivado. Atualmente nenhuma escola linguística contesta o princípio da arbitrariedade. O sistema linguístico organiza os signos em relações paradigmáticas e sintagmáticas. Em comparação com outros signos, o signo linguístico é praticamente imutável. A sua eventual modificação resulta dos mecanismos da evolução da língua.
signo (semiótica)
Objeto - entidade que é portador da mensagem ou do fragmento dela. Cada signo é uma unidade dicotómica, composta pelo significante (em latim signans ), quer dizer alguma forma física, e pelo significado (signatum ), quer dizer referente exterior. De maneira mais geral, os signos podem ser divididos em arbitrários e motivados. Entre si organizam-se através das relações paradigmáticas (in absentia ) e sintagmáticas (in præsentia ). Os tipos mais frequentes do signo são ícone, símbolo e signo arbitrário.
signo arbitrário
Signo cuja forma não guarda nenhuma relação visível com o seu referente. Contrário do signo mimético. Funciona só dentro da convenção. Pode ser portador da mensagem ou do fragmento dela. O signo linguístico, por exemplo, palavra ou fonema, é completamente arbitrário.
signo nimético:
Signo baseado no princípio de mimese. Contrário do signo arbitrário. Guarda uma relação exterior com o seu referente. O ícone e, parcialmente, o símbolo e o caligrama pertencem à categoria dos signos miméticos.