quinta-feira, setembro 08, 2011

continuação ...

O Pantáculo é um símbolo da Terra e o menos compreendido dos instrumentos mágicos. Pode ser feito em pergaminho virgem, de pele de bode, em metal precioso, tal como o ouro ou a prata e também de madeira e é o único que muda e cresce com o próprio Mago. Toma a forma de um disco com símbolos inscritos em ambos os lados, com valor pessoal para o Mago.


Acima, pantáculo SATOR.

De um lado está aplicada de forma simbólica, a idéia que o Mago tem do Ser Supremo em qualquer tradição que esteja trabalhando; estes símbolos são o resultado de muita meditação e pensamentos profundos. Do outro lado, seguindo a mesma forma de disciplina mental, ele deve desenvolver um símbolo que representa a si mesmo em relação àquela Divindade. Eles simbolizam, captam e mobilizam, ao mesmo tempo, os poderes ocultos.

Assim como o universo e a Divindade mudam e se adaptam ao novo crescimento, os símbolos também mudarão após certo período de tempo. Começa-se com uma idéia do criador e de si próprio em justaposição a como a vê agora, mas o Mago, à medida que crescer em compreensão e sabedoria precisará fazer um novo Pantáculo, então, com novos símbolos. Cada novo disco será uma prova de seu crescimento.

Assim, temos pentáculos que recebem nomes de acordo com os seus idealizadores ou dos símbolos que contém, por isso podemos encontrar: Pantáculo de Fausto (contendo o Pentagrama idealizado por Fausto), Pantáculo de Pitágoras (idealizado pelo próprio), Pantáculo de Ezechiel (idealizado pelo próprio), Os Pantáculos de São João (contendo os Sete Selos de São João), Pantáculo de Salomão (contendo o Hexagrama, ou o Selo de Salomão), e muitos outros.

Abaixo um pantáculo denominado Rota de Ezequiel:



A seguir alguns Pantáculos Planetários:

Pentáculo do sol, para energizar sorte, saúde e felicidade:


Pentaculo de mercúrio, para negócios ou estudos:


Pentaculo da lua, para favorecer mudanças e assuntos familiares:

continua...